Não sou fã de receitas prontas para nada na vida (a não ser receita culinária!). Não curto aqueles famosos “10 passos para isso”, ou “5 passos para aquilo”. Creio que nada segue uma regra de passos absolutos. Ainda mais quando falamos de felicidade, por exemplo, dificilmente iremos esgotar o modo de como alcançá-la em alguns passos. Mas…

Hoje li esse texto no portal da BBC que reúne resultados de pesquisas do mundo todo sobre a felicidade e, então, organizam, como eles chamam “um plano de uma semana que pode ajudar a combater o estresse e melhorar o humor”. Mas, o que há de especial nesse texto que fez com que ele fosse a exceção da minha regra? Pois bem, cada proposta que eles apresentam foi sugerida por uma pesquisa diferente, desenvolvida em instituições diferentes, e portanto, com enfoques diferentes. Entretanto, apesar dessa pluralidade todas as sugestões focam a ação! Para ler o texto na íntegra acesse o site da BBC. Aqui vou tentar resumir a “semana” que eles propuseram:

 

  • Segunda-feira: ESCREVA um diário

Quem comumente faz isso já sabe que traduzir os sentimentos em palavras ajuda a dominar as emoções e a analisá-las sob uma nova perspectiva. Ou seja, escrever em um diário ajuda no autoconhecimento. E as pesquisas mostraram que fazer isso pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o desempenho no trabalho.

 

  • Terça-feira: FAÇA gestos de gentileza

Pessoas que fizeram um esforço consciente para executar cinco pequenos gestos de gentileza, apenas um dia por semana, relataram estar mais satisfeitas com suas vidas ao fim de seis semanas.

 

  • Quarta-feira: APRECIE as pessoas que você ama

Um estudo de 2008 demonstrou que as pessoas que pensam em quão doloroso seria perder alguém próximo acabam se sentindo melhor depois. Talvez isso aconteça porque elas entenderam que essas pessoas mais queridas nem sempre estarão aí.

 

  • Quinta-feira: LEMBRE-SE de um momento marcante

Pesquisas sugerem que o simples ato de olhar fotografias antigas é uma boa maneira de ter em mente as coisas que fazem a vida valer a pena – família, amigos, trabalhos voluntários, viagens ou uma importante conquista profissional.

 

  • Sexta-feira: REVERENCIE (ou contemple)

Seja a visão de um céu estrelado ou uma ida a um culto religioso, a sensação de se deslumbrar com algo maior do que nós mesmos traz bem estar. Até passar alguns minutos escrevendo sobre uma experiência inspiradora pode ajudar.

 

  • Sábado: ABANDONE um ‘vício’ durante uma semana

É possível redescobrir aquele prazer inicial simplesmente abandonando alguma dessas fontes de prazer por uma semana – uma guloseima favorita, a televisão ou os drinques de fim de tarde. Mas se a ideia de se abster de algo durante uma semana parece difícil demais, tente envolver toda a sua atenção em sua atividade favorita. Isso colabora com a apreciação dos pequenos prazeres da vida, o que diminui o estresse e a ansiedade.

 

  • Domingo: Livre-se da culpa (ou SINTA-SE bem)

Passar alguns minutos tentando deliberadamente pensar boas coisas em relação a si mesmo é algo que aumenta a auto-estima e a auto-confiança.

 

Viram? É certo que não é apenas seguir esses passos e você será feliz. Mas esses passos nos mostram que SER FELIZ É AÇÃO!

Muitos dizem que não se sentem felizes e por isso não são felizes. Mas os sentimentos não são a causa do comportamento. Os sentimentos são produtos de nossas ações. Eu não faço porque me sinto triste ou feliz. Faço e sinto-me triste ou feliz. Assim, talvez, devêssemos primeiro mudar nosso modo de agir. Ou seja, agir feliz para depois sentir-se feliz.